Image Map

24/08/2015

A Polêmica sobre os Esmaltes Degradê Bruna Marquezine para Ludurana

No último sábado compartilhei na nossa página no Facebook uma notícia que vi no Portal R7 (veja a notícia aqui), sobre possíveis danos que os esmaltes da nova coleção da Bruna Marquezine para Ludurana estariam causando nas unhas das usuárias.

Como tudo na internet se propaga de uma maneira muito rápida, de forma que nem sabemos mais se as fontes são confiáveis, achei importante organizar aqui no blog as informações que estão rolando sobre esse assunto. Ao longo do texto disponibilizei todos os links que localizei com as fontes das informações.

Antes de tudo é importante ressaltar que não há nenhuma confirmação que os danos nas unhas das denunciantes tenham sido ocasionados por esse esmalte específico.

O lance é o seguinte. A nova coleção de esmaltes, proporciona um efeito degradê quando a ponta do dedo é encostada na tampa do esmalte, segundo a marca alguma espécie de efeito magnético. Várias blogueiras publicaram resenhas contando que o tal efeito realmente funciona.

A polêmica começou sobre a probabilidade do esmalte conter chumbo devido a esse efeito "mágico".

Vale lembrar, que o chumbo é  um componente altamente prejudicial à saúde, principalmente para gestantes e pessoas em tratamento de câncer. A ANVISA é o órgão responsável por controlar e fiscalizar seu uso em cosméticos. Segundo a Portaria RDC15/2013 da Anvisa (veja aqui),o chumbo é sim permitido em esmaltes, mas em uma pequena quantidade que não deve ser ultrapassada, e ainda deve conter informações claras na embalagem avisando que há chumbo na composição do produto.

Tudo começou com uma foto publicada no Facebook de uma nutricionista (veja a publicação aqui), que retrata unhas manchadas, esbranquiçadas e quebradiças, segundo a nutricionista os danos ocorreram após a utilização dos esmaltes degradê da Ludurana. A imagem teve uma grande repercussão, chegou a atingir 58 mil compartilhamentos.


Nos comentários, várias outras mulheres publicaram fotos relatando o mesmo problema nas unhas. Uma leitora do blog me contou que conhece manicures que proibiram o uso do mencionado esmalte em seus salões de beleza.

Por outro lado, muitas meninas utilizaram os esmaltes e não tiveram problema algum. Não há como dizer se foi uma reação alérgica específica, ou se o produto contém algum componente que danifique as unhas.

A Ludurana, em resposta às acusações, publicou uma nota em sua página no Facebook afirmando que seus produtos não contêm chumbo na composição. Além disso, vale mencionar que o produto possui o selo da Anvisa, ou seja, presume-se que foi devidamente fiscalizado pelo órgão e que esteja de acordo com a legislação brasileira.


Como a marca mencionou na nota, a embalagem do produto não recomenda sua utilização em lactantes, segundo eles por mera precaução.

Mas então o que causa o tal efeito degradê nas unhas de maneira não "mágica"? Respondendo aos consumidores, a marca disse:


Mais uma vez ressalto, devemos lembrar que, por enquanto, toda essa história não passa de fofoca da internet e não há nenhuma comprovação da ligação entre os danos nas unhas e os esmaltes da marca. Além disso, a coleção repercutiu em grande sucesso entre a maior parte das consumidoras, há relatos até de falta de estoque para atender toda a demanda.

Minha intenção aqui foi agrupar as informações e argumentos tanto de um lado quanto do outro e lembrar que não devemos acreditar em tudo que lemos e vimos, mas também que devemos tomar muito cuidado com o que usamos em nosso corpo.

Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Oii amiga, achei muito esclarecedor o teu post!
    Sinceramente eu não acredito que uma marca conhecida colocaria à venda um produto com risco de danificar a saúde das pessoas, eu conheço gente que usou esse esmalte e não aconteceu nada, acho que depende mesmo é do organismo de cada um!
    O problema tá mesmo é nessa questão da fofoca da internet... as coisas correm muito rápido!

    Beijos!
    Blog Bianca Schultz

    ResponderExcluir

Comentem!

© Dose de Beleza - 2015. All Rights.
Criado por: Bianca Schultz.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo