Image Map

25/09/2014

Você sabe lavar os cabelos do jeito certo?


Eu passei vinte e quatro anos da minha vida achando que eu sabia lavar os cabelos, e quando vi um post lá no blog Eu Não Sou Amélia, me senti uma analfabeta capilar.

Talvez você já conheça este processo de lavagem, talvez esteja sendo alfabetizada hoje, como eu, mas se ligue nas dicas que essa técnica faz muita diferença!

Meu cabelo sempre foi desse jeito: fino, ralo, misto (oleoso na raiz e seco-muito-seco nas pontas), e o dilema todo mundo já conhece: no dia que lava, se riscar um fósforo o cabelo pega fogo de tão ressecado, no dia seguinte tá lambido da oleosidade da raiz. Assim vivi até descobrir a lavar os cabelos do jeito certo.

To começando com esse blá blá blá, porque realmente aprender isso foi um divisor de águas para mim, e talvez seja para alguém aí também.

Sabe aquela sensação que quando você vai no salão a escova fica perfeita e dura uma vida, e quando você faz em casa é só o tempo de descer o elevador e o cabelo já tá um fuá? Seusproblemasacabaram hoje!

Vamos logo para o tal processo:


Aplique um shampoo de limpeza (shampoo transparente) somente no couro cabeludo, massageando bem.

Se tem uma coisa que eu sempre aprendi errado, é que cabelo seco não pode usar shampoo de limpeza. Caso seu cabelo seja como o meu, mais ressecado, esforce-se para aplicar o shampoo de limpeza somente no couro cabeludo, sem aplicar na extensão do cabelo. Este para mim é o maior segredo, o que mais faz diferença, que faz a escova durar mais, o cabelo ficar soltinho igual do salão. Já se o seu cabelo for oleoso, capriche mais nesse processo, massageando bem a raiz, e levando o excesso de shampoo para as pontas, mas da mesma forma não aplique o shampoo de limpeza diretamente nas pontas


Aplique um shampoo hidratante (branco ou perolado) começando pela raiz dos cabelos, e evitando as pontas.

No caso do meu cabelo mais ressecado, essa é a hora que eu lavo a extensão dos cabelos, mas ainda assim não passo nas pontas. A gente deve entender que o shampoo hidratante não limpa, por isso que você lava e lava os cabelos, e no dia seguinte eles já estão sujos. Caso o seu cabelo seja extremamente oleoso, você pode até pular este passo e ir direto para a hidratação com máscara. Uma frase que me fez entender muito melhor este processo foi a seguinte: "Pontas dos cabelos não se lava, e raiz não se hidrata".





Aplique um condicionador ou uma máscara hidratante a uma distância de pelo menos dois a três dedos da raiz dos cabelos, caprichando melhor nas pontas.

Outra coisa que eu fazia super errado: aplicar condicionador/máscara na raiz, assim não tem lavagem que dure 24 horas mesmo! Mania minha de achar que pelo fato de o cabelo ser mais seco, tinha que entuchar de cremes. Como a minha raiz é mais oleosa, aplico máscara da metade do cabelo para as pontas, e fico massageando os cabelos por alguns minutos. Caso o seu cabelo seja oleoso, aplique somente nas pontas mesmo. Eu prefiro substituir o condicionador por uma máscara, o efeito é mais potente nos meus cabelos.
Uma dica valiosa também, e massagear bem os fios com a máscara hidratante, aplicando mecha por mecha, é incrível como o cabelo hidrata mil vezes mais assim.

Lendo assim pode parecer besteira, mas seguir esse passo a passo de lavagem dos cabelos faz muita diferença, teste que você vai ver.

No mais, tem um vídeo no Youtube que vale muita a pena assistir, e explica exatamente as vantagens desse processo. Além da super dica, a Paola Gavassi é uma figura e os vídeos dela são uma comédia, vale o clique -> LINK AQUI.

Espero que tenham gostado da dica, e não deixem de testar! Na sequência vou fazer um post contando sobre os meus shampus de limpeza preferidos.




Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem!

© Dose de Beleza - 2015. All Rights.
Criado por: Bianca Schultz.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo