30/05/2014

Papo de Blogueiras: Meu bichinho de estimação



Hoje no Papo de Blogueiras vamos responder à tag Meu bichinho de estimação! E olha gente, vale a pena assistir o de todas porque isso aqui tá um zoológico, tem gato, cachorro, passarinho...!

Bom, eu, na verdade verdadeira, estou sem bichinho de estimação, porque o Supla fugiu pra casa da minha sogra, mas no final do post conto direitinho sobre isso. Mas como ele foi meu último bicho vou falar sobre ele.

São 10 perguntinhas que eu vou responder para vocês conhecerem ele melhor.

1) Qual é o nome do seu bichinho?
SUPLA. Quando ele chegou aqui em casa não tive dúvida, foi o primeiro nome que pensei quando olhei pra esse topete!

2) Como você o adquiriu?
Meu marido comprou. Ele veio de um criador aqui da minha cidade.

3) Qual é a raça dele?
É uma calopsita, na verdade não sei se existem raças de calopsita...

4) Qual é a idade dele?

Desconheço exatamente a data de nascimento dele, mas ele tem um ano e pouquinho.
Quando compramos ele tinha um mês, que é o tempo de ele "desgrudar" da mãe, os bichinhos sofrem muito com isso! Não chegamos a ter que alimentá-lo com papinha, ele já comia ração quando veio. Quando o passarinho é muito novo, isso acontece com calopsita, papagaio, etc, você tem que alimentá-lo com uma pastinha, usando uma seringa (sem a ponta, claro). Muita gente faz isso para que o animal se apegue mais, pois a ligação dos animais com quem os alimenta é muito forte. Acho um dó, o ideal mesmo é esperar o tempo de ele começar a comer ração e sementes.

5) O que ele faz que é engraçado/fofo?

Muitas coisas! Nunca pensei que um passarinho poderia ser tão divertido! Achava que ele ficava ali na gaiola sem graça e não interagia.  Uma das coisas mais fofinhas que ele faz é dar "beijo na boca". Quando ele tá muito legal, te amando super, ele vem e dá uma bicadinha no lábio, no meu marido ele fica até bicando os dentes, rsrs.


6) Quais as manias dele?
O Supla é muito carente! Todos os dia tem que dar atenção para ele, principalmente pela manhã. Quando ele escuta que alguém acordou ele começa a piar até que alguém vá buscá-lo. Aí tem que ficar com ele um pouquinho, geralmente coloco ele no ombro e vou fazer café, depois de um tempo é que coloco ele de volta na gaiola para ele comer, tomar sol etc. Mas se não pegá-lo de manhã ele fica louco da vida!


7) O que de estranho ele gosta de brincar?

Ele não pode ver nada que brilha, principalmente aneis, brincos etc. Quando pegamos ele na mão já vem direto na aliança, aí a gente tira e dá para ele brincar, e ele fica tentando colocá-la de volta no dedo! Sério, parece treinado em circo! rsrs
Ele brinca com qualquer coisa que dê para bicar, que seja pequeno para caber no bico. Copro mil brinquedinhos para por na gaiola mas geralmente o que ele mais gosta é roer um fio e um prendedor de cabelos! rs


8) O que ele não gosta que faça com ele?
Que o pegue "no susto". Passarinhos são muito assustados. Até li um negócio dizendo que isso acontece porque eles têm a visão muito diferente da nossa, com um olho em cada lado da cabeça, assim percem qualquer pequeno movimento ao redor, e se você perceber o tamanho dele e o nosso, a princípio parecemos uma grande ameaça.
Então ele adora vir na mão, no ombro etc., mas tem que ser como ele quer, estender o dedo e ele vem. Pegá-lo por trás, principalmente prendendo as asas faz ele ficar muito irritado.

9) Quanto tempo ele está com você?
Já tem um ano quase, hoje ele mora com a minha sogra.

10) O que ele ja fez que você ficou muito brava?

Uma coisa que com certeza é o que ele faz de mais irritante, é berrar (piar no caso) bem no ouvido quando estou com ele no ombro. Parece que faz de sacanagem! rsrs

Como falei pra vocês, hoje ele não mora mais comigo, mas na casa da minha sogra, e agora vou explicar o porquê.

Uma coisa que aprendi muito com o Supla é que definitivamente animais precisam de muita atenção.

O marido e eu ficamos o dia todo fora de casa, nossa vida é bem corrida com trabalho, estudos, tarefas da casa etc, e muitas vezes ele ficava bastante tempo sozinho, em um único cômodo da casa (eu costumava deixar ele trancado no quarto, porque uma vez entrou um gato aqui em casa sabe Deus como, morri de medo depois disso!).

Estamos em reforma aqui em casa há alguns meses, e logo que começou a parte barulhenta da obra ele passou a ficar muuito irritado. Como falei antes, passarinhos são animais super sensíveis, a movimentos bruscos e barulho. Percebemos que ele não estava feliz, mudou o comportamento, passou a ficar mais arredio, nervoso, às vezes até se debatia na gaiola. Levamos ao veterinário e ele disse que ele estava mesmo com sinais de estresse (vê se pode), até as penas estavam mais fracas, tiver de dar remédio e tudo.

No final do ano passado, fomos viajar para a casa dos meus pais, e não havia a possibilidade de levá-lo numa viagem de 600 km, então a minha sogra se ofereceu para ficar com ele durante esse tempo.

Só que acontece que a minha sogra mora em um sítio, cheio de pés de fruta, passarinhos e até um lago, foi o paraíso para ele! O Supla mudou completamente, ela deixava até ele solto, subia nos pezinhos de fruta, os outros passarinhos vinham roubar a comida dele, ou seja, outra vida né.

Aí, com toda a experiência que tivemos, e a reforma ainda rolando, resolvemos deixá-lo lá por tempo indeterminado, não dá mesmo coragem de tirá-lo de lá!

E essa foi a lição que aprendi com o Supla. Quando escolhemos uma animalzinho para tê-lo de estimação, não dá para pensar que ele será mais um enfeite da casa. Um bichiinho requer atenção, tempo, carinho e cuidado, e é muito importante pensar no bem estar deles, e não só no nosso.




Espero que tenham gostado! E vejam também os bichinhos das outras meninas:

                                    
                                     

Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Aiiin!!! Que saudades do Supla! <3
    Eu adorava ver as tuas fotinhos com ele! Tenho muita saudades dos meus passarinhos, eu tive uns 5 ou 6 durante a vida eu acho, e o que mais durou foi o Zezé, viveu aqui em casa durante 13 anos! Ele era um amorzinho! Ele só não era assim que nem o Supla, de vir na pessoa porque a raça dele é daquelas de bichinho bem arisco. Procura no Google depois por Diamante Mandarim, o Zezé era um todo pintadinho e eu tive outros que eram branquinhos! *-*

    Beijinhos!!!
    Muito amor nesse post! *-*
    www.justbia.com.br

    ResponderExcluir

Comentem!

© Dose de Beleza - 2015. All Rights.
Criado por: Bianca Schultz.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo