15/10/2012

DIY: Como fazer um Colar de Franjas




Gatas, hoje vim trazer um tutorial muuito legal.

Não sei vocês, mas eu to amando essa moda de mega bijoux, tudo maxi, e muita coisa artesanal, que particularmente adoro arriscar fazer.

O colar de franjas tá bombando desde a estação passada, quem não tá desejando um?

Então, o negócio é que é super simples de fazer. Com pouquíssimos materiais e alguns dinheirinhos você faz o seu do jeitinho que quiser.

Bóra lá?

Você vai precisar de:

1 – Correntinhas: Nas lojas de bijou são vendidos em metro, mas, com o boom dos acessórios que você pode fazer em casa, tenho visto que as lojas de materiais para bijouterias se aproveita disso e está tudo muito caro! A correntinha nessa espessura que usei estava R$7,00 o metro, precisaria de uns 2 ou 3, ou seja, sairia mais barato comprar um colar pronto. Achei um absurdo e fiz o seguinte, fui em uma lojinha de bjouterias baratinhas e comprei um colar cheio de correntes, que custou R$3,00, e deu para fazer um colar e uma pulseira. Então, fica a dica, não paguem caro nos materiais não, a ideia de fazer em casa é que saia mais barato né?



2 – Alicate de bijouterias: Para abrir e fechar as correntinhas e unir umas às outras. Custa em média R$25,00, e dura forever. Mas se você quer primeiro ver se tem jeito pra coisa, para então investir, dá para fazer uma gambs, use uma tesourinha de ponta para abrir as correntinhas, e uma pinça de sobrancelha para fechar. Dá mais trabalho, mas quebra um galho.

3 – Um fecho: Paguei R$1,00 o pacotinho com 5.

Os materiais você encontra em lojas específicas que vendem materiais para bijouteria, ou em algumas lojas de aviamentos (que vende linha, etc.)

Peguei o colar que eu comprei, e desmanchei todo, desgrudando uma correntinha da outra, rendeu bastante.



Escolhi correntinhas bem fininhas, não sei se existe um número para cada tamanho, mas tirei uma foto perto do dedo para vocês terem uma ideia. Se for fininha demais é mais difícil de trabalhar.



Você irá fazer uma corrente maior, que será a base, e várias menores, gradativamente. O comprimento é legal que você meça em seu pescoço e escolha como acha que fica melhor. Meça primeiro a correntinha do meio, que é a maior, e então faça as outras gradativamente menores.

No meu colar, a corrente maior, do meio, tem 10cm.
A corrente base, que será presa no pescoço, o meu tem 47cm. Acho legal medir e fazer sempre com uma sobra, porque aí você pode ajustar mais comprido ou mais curto cada vez que for usar.

Para separar e unir as correntinhas, cada argolinha tem um lado que é “quebrada” (ai gente, não sei se estou conseguindo explicar direito), então você coloca o alicate ou uma tesourinha de ponta dentro da argolinha e abre ela.



Então uni a primeira correntinha, a maior, bem no meio da corrente que vai no pescoço, e fui colocando as outras lado a lado, até ficar do tamanho que eu queria.



No final, coloquei o fecho.



Tem que ter paciência, artesanato é coisa de monge. Mas é tão gostoso ter uma peça feita por suas mãos.

Não preciso nem falar que esse colar é super trend né? Fica lindo com tudo, a camiseta básica ganha outra cara, e com camisa fica um luxo.
Eu adorei e tenho usado bastante.
Você também pode fazer de várias cores, o meu é dourado, mas nada impede de comprar as correntinhas prateadas, ou até coloridas.

Gostaram?

O resultado do sorteio sai daqui a pouquinho!

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Adorei mt facil de mais dicas faceis e rapidas assim kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Guria!
    Agora que lembrei que já tinha visto esse tuto. Eu tenho já um colar de correntes, mas eu queria um com as correntes mais finas assim. Vou catar aqui em Guaíba ou em Porto Alegre pra ver se eu acho umas com o preço valendo.

    beijos
    biaschultz.blogspot.com

    ResponderExcluir

Comentem!

© Dose de Beleza - 2015. All Rights.
Criado por: Bianca Schultz.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo