Image Map

06/07/2012

Escova Progressiva: Cuidados



Se existe um milagre que eu conheço em relação à cabelos, sem dúvida ele se chama  Escova Progressiva.

Sim sim, isso causou e ainda é motivo de grandes polêmicas devido ao uso exagerado de formol por alguns salões, mas não é disso que eu vim falar.

Quem além de leitora é minha amiga, e me conheceu há uns 8 anos atrás sabe como era o meu cabelo.
Rebelde, cacheado, ressecado. Gente como isso me fez sofrer! Só quem é mulher sabe o quanto um perucão de dar inveja nos faz sentir-se outra pessoa.

Já fazem cerca de 6 anos que eu faço escova progressiva semestralmente. Já usei vários métodos, alguns inclusive que detonaram o meu cabelo, mas o que uso hoje não troco por nada.

Quem tem cabelos rebeldes e quiser o meu conselho, acredite: procure um bom profissional e arrisque fazer pela primeira vez, depois vira vício.


Bom, a escova que faço hoje não leva formol em sua fórmula, é à base de aminoácidos. Mas não se iluda pensando que com a proibição do formol esse tipo de alisamento ficou menos danoso aos fios, é química pura mesmo assim.
Depois de cerca de 4 horas no salão (ai como mulher sofre!) o meu cabelo fica bem lisinho, sedoso e com um brilho incrível.
A grande vantagem das novas fórmulas de progressiva é que hidratam enquanto alisam, então o resultado é muito melhor.
Depois de cerca de 6 meses eu faço novamente, mas lisão mesmo dura cerca de 4.

Nessa última vez que fiz, há cerca de 15 dias, resolvi procurar direitnho quais são os cuidados que deve-se ter depois, e me surpreendi com várias coisas que eu não fazia a menor ideia que podem influenciar, e muito, na durabilidade do tratamento.

Não tenho nenhuma foto muita clara do "antes e depois", mas nessa dá para ver a diferença. Na primeira estou com os cabelos completamente naturais, com a "escova vencida" dias antes de fazer a manutenção. Na foto seguinte é logo após a primeira lavagem, nos primeiros dias o cabelo fica até meio "murcho".


Para começar, estou usando aquela linha da Dove, de shampu e condicionador Pós Alisamento Químico. A promessa da marca é até 70% de durabilidade a mais do que usando um shampu comum. Tá, sobre isso eu não me iludo tanto assim, mas logo na primeira lavagem senti diferença. Depois faço uma resenha falando mais.


Acreditem, o calor do secador, shampu transparente ou cremes à base de óleos podem levar todo o trabalho e dinheiro investidos no seu cabelo, literalmente, pelo ralo.

- Os shampus mais indicados são os que possuem PH neutro, preferencialmente os específicos para cabelos com química. Também é importante que não possua adição de sal, componente este que não é compatível com os do alisamento;

- Em hipótese alguma use shampus de limpeza profunda, nem mesmo os transparentes, pois eles irão fazer o seu trabalho: penetrar fundo nos fios e eliminar todas as substâncias, inclusive as da progressiva;

- Hidrate! Mesmo os cremes mais simples funcionam, porque irão criar uma camada protetora em volta dos fios, o que impedirá que os danos causados pelo dia a dia (poluiçao, chapinha, etc.) danifiquem o alisamento. Faça semanalmente ou quinzenalmente. Ingredientes que ajudam: queratina, lanolina, aloe vera, proteínas da seda e ceramidas;

- O secador de cabelos costuma ser uma aliado da escova progressiva, em sua maioria são ativadas pelo calor. É importantíssimo aplicar antes um protetor térmico para impedir que a cutícula do cabelo se abra e retire os compoentes químicos.

Bom, acho que chega né? Hoje estou assim tagarela porque, quem acompanha nossa página no face deve ter visto, fiz a extração de 2 dentes cisos e estou em casa "de molho". Até o visual do blog está diferente, viram?

Espero que tenham gostado!

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem!

© Dose de Beleza - 2015. All Rights.
Criado por: Bianca Schultz.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo